
5 formas divertidas de aprender durante as férias
As férias são a época perfeita para relaxar, esquecer as preocupações do ano letivo e para muita diversão! No entanto, no que diz respeito a aprendizagem, esta é uma área na qual nunca se deve dar uma pausa. Mas como continuar a aprender durante as férias de forma divertida? Trazemos 5 sugestões a não perder:
Leituras em dia
Para os amantes de um bom livro, esta será a sugestão perfeita para aprender durante as férias. Por que não começar com a criação de uma lista de livros a ler? Muitas vezes a vontade de manter o hábito de ler é imensa, mas aquilo que determina verdadeiramente o sucesso desta prática é a consistência da rotina. Assim, o ideal será criar um horário diário ou semanal para estes momentos. Na praia, junto ao rio ou em algum jardim da cidade, o bom tempo também pode ser aproveitado para colocar as leituras em dia.
Podcasts e Documentários
Durante a azáfama do ano letivo, nem sempre o tempo livre é tanto quanto o desejável. Todas as horas vagas que as férias de verão oferecem são um dos lados mais positivos desta fase. Neste contexto, encaixar o hábito de assistir a podcasts e documentários é uma forma de enriquecer conhecimentos de forma leve, sem sequer perceber que estamos de facto a captar grandes quantidades de informação. Desde Artes Visuais às Ciências e Engenharias, toda esta diversidade de conteúdos já existe nestes formatos.
Jogos e Quebra-Cabeças
Combinar aprendizagem com diversão é um grande segredo para o sucesso de quem quer cultivar a sua cultura em tópicos diversos. No campo dos jogos, existe uma infinidade de opções como o Sudoku ou como o Fit Brains Trainer, que pretendem elevar as capacidades de raciocínio a outro patamar.
Usar a Internet
A Internet, quando usada de modo estratégico e inteligente, tem uma oferta incrível para quem busca aprender durante as férias a qualquer hora e em qualquer lugar. Desde aplicações diversas (como as de línguas, por exemplo), a cursos e workshops online, é só pesquisar a oferta disponível dentro de determinada área do conhecimento ou tema.
Tentar uma nova atividade física
A importância da atividade física não deve ser descurada. Para além dos múltiplos benefícios para a saúde física e mental, a prática regular de desporto constitui uma aprendizagem completa em si mesma, que pode ser feita tanto de modo individual, como na companhia de amigos e familiares. Como vantagem extra, ser-se ativo estimula o cérebro, melhorando as funções deste órgão poderosíssimo que controla tudo no nosso corpo.