
5 livros que deves ler durante a faculdade e porquê
O tempo que as unidades curriculares da faculdade exigem de um estudante pode ser muito absorvente e as leituras do próprio curso podem ocupar toda a atenção dos alunos. No entanto, há livros universais que podem fazer toda a diferença no percurso de um estudante, que não são necessariamente recomendações de foro académico. Aqui, vão algumas sugestões:
- “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu
Este é um dos livros clássicos da literatura universal, escrito 500 anos antes de Cristo por Sun Tzu, um pensador chinês. Tendo sido redigido com o intuito de ser um tratado de guerra, com conselhos estratégicos para conflitos bélicos, esta obra-prima extravasou essa definição para se tornar um autêntico manual de como enfrentar desafios na vida, e ser melhor pessoa, quer no plano pessoal, quer académico e profissional.
- “Tu és o que pensas”, de James Allen
James Allen desbrava o desenvolvimento pessoal neste livro, que é um bestseller mundial. Com base na premissa “Não atrais o que queres, atrais aquilo que és”, o autor demonstra que, na sua essência, o ser humano tem o poder de definir o seu caráter e identidade e ditar o seu sucesso, através dos seus pensamentos, demonstrando que não somos reféns das circunstâncias, ao nível da saúde, do amor, das finanças, do domínio profissional e académico.
- “A Arte da Felicidade”, de Dalai Lama
Dalai Lama escreveu um autêntico repositório de sabedoria, com inspiração em 2500 anos de meditações budistas, que ajuda os leitores (estudantes incluídos, claro) a superarem as adversidades naturais da vida. Ansiedade, inseguranças, contrariedades e o desânimo são sentimentos que serão desmistificados neste livro, a par de muitas outras dificuldades quotidianas, através da demanda pela paz interior.
- “Vinhas da Ira” de John Steinbeck
Esta sugestão difere das outras por ser um romance, considerado a grande obra de John Steinbeck. Um retrato duro e fiel dos anos 30, nos quais as grandes planícies do Texas e do Oklahoma foram assoladas por centenas de tempestades de poeira, causando um desastre ecológico sem precedentes e agravando os efeitos da Grande Depressão. Meio milhão de americanos ficou sem casa e assistiu-se ao êxodo de muitos deles rumo à Califórnia, em busca de trabalho. Premiado com o Pulitzer em 1940, é o retrato do conflito entre poderosos e aqueles que nada têm. Um livro onde o estoicismo e a resiliência face ao sofrimento, a justiça e a importância da família e dos amigos são temas fulcrais.
- “Congratulations By The Way: Some Thoughts On Kindness” de George Saunders
Levar uma vida com gentileza é a mensagem que George Saunders transmitiu no discurso de formatura na Universidade de Syracuse. Com palavras simples, mas profundas e poderosas, a sua mensagem foi divulgada no website do The New York Times, viralizando com mais de um milhão de partilhas. Uma mensagem de inspiração que todos os estudantes universitários deveriam ler.