
5 métodos de estudo para pores em prática neste novo ano
Ano novo, novos métodos de estudo! Com o início de mais um ano, esta é a altura ideal para começar a implementar todos os passos para cumprir as resoluções de Ano Novo. A pensar em todos os membros da comunidade académica que desejam melhorar a eficácia do seu estudo, este objetivo é possível de ser cumprido gradualmente, com disciplina e muita motivação.
Ter métodos de estudo é fundamental para garantir a consistência e o bom aproveitamento do tempo disponível. Os processos escolhidos pelo estudante são grande parte do que define o seu sucesso ou insucesso final.
- Resumos Textuais
A primeira sugestão é um clássico. Tirar apontamentos nas aulas e compilar com outras fontes de informação credíveis (livros técnicos, manuais, estudos cientificamente comprovados, entre outros), em formato texto, é uma poderosa ferramenta de estudo. Assim, de modo organizado, o estudante consegue aceder a grandes quantidades de informação já filtrada, de acordo com a sua importância. O passo seguinte é proceder à leitura atenta e ao sublinhar da informação que se deve reter.
- Gráficos
Este método de estudo tem como base uma proposta de organização da informação mais visual que a anterior. Os gráficos são ótimos para organizar informação em cadeias lógicas e de modo que seja fácil de fixar visualmente o que está escrito.
- Mnemónicas
Uma das mais célebres técnicas auxiliares de memória é a mnemónica. Uma mnemónica pode assumir várias formas. Primeiramente, a criação de acrónimos, nos quais cada letra representa alguma palavra ou ideia que se pretende fixar, é bastante utilizada. Os acrósticos servem a mesma ideia, porém, a palavra que se quer memorizar é colocada na vertical, de modo que a primeira letra de cada frase corresponda ao que necessita de ser memorizado. Para os mais criativos, as mnemónicas podem também ser canções!
- Aplicação do conhecimento na prática
É consensual que ler e reler a matéria é fundamental para a sua compreensão e retenção de conhecimento. Todavia, para quem pretende investir mais tempo e alcançar resultados de excelência, procurar exames e exercícios da matéria estudada é a aposta ideal para apurar qual o verdadeiro ponto de situação do estudo.
- Correlação de Conhecimentos
Para os mais ecléticos, estabelecer pontes e correlações entre conceitos (até de diferentes áreas), poderá ser um ótimo método para melhor fixar a matéria. Esta técnica é excelente para quem pretende ter uma visão mais abrangente do conhecimento.
As opções são múltiplas e quando o assunto é métodos de estudo não há limites. Então, por que não cruzar algumas destas dicas? Bom estudo!