Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec eleifend molestie fermentum.

new york

156-677-124-442-2887

iver@select-themes.com

184 Main Street Victoria 8007

    Ao submeter este formulário, declaro que li e aceito os termos e condições da The Gallery Residence e a política de privacidade e de cookies

    FOLLOW US

    Candidaturas Ano Lectivo 2021/2022

    The Gallery Residence

    7 Conselhos para o primeiro ano de faculdade

    O primeiro ano na faculdade apresente sempre inúmeros desafios, pois implica uma adaptação a uma nova fase da vida estudantil. Por isso, damos-te 7 conselhos para o primeiro ano de faculdade que te podem ajudar a uma adaptação mais fácil:

    1. “Sair da casca”

    Quer sejas introvertido ou extrovertido, conheceres pessoas novas na tua faculdade vai ser não só inevitável, mas também essencial para a tua experiência académica. Vais precisar eventualmente de comparar apontamentos, tirar dúvidas sobre algum trabalho ou até de participar num grupo de estudo para se manterem motivados (apesar de às vezes ser mais conversa que estudo mas isso faz parte!), e tudo isso só pode acontecer se te deres a conhecer aos teus colegas de curso.

    2. Não ter receio de perguntar

    Se tiveres dificuldade em alguma parte da matéria, pergunta ao professor. Se o professor(a) em questão for muito intimidador ou inacessível, tens sempre os teus colegas de curso que te podem ajudar. É normal sentir mais dificuldade numa cadeira do que outras, até porque o nível de dificuldade é maior. Tirar todas as dúvidas é essencial!

    3. Novas amizades

    O ambiente académico proporciona a oportunidade de conheceres novas pessoas, de vários lugares e com outras culturas. Estás no momento ideal da tua vida para investir algum do teu tempo livre a cultivar novas amizades. No entanto, não te esqueças de manter as amizades antigas. É normal que a dinâmica do teu grupo de amigos mude agora que não vão estar juntos tantas vezes porém, tenta fazer um esforço para combinares saídas com eles, nem que seja para um café ou almoço, para “pôr a conversa em dia”.

    4. Atividades extracurriculares

    Se ainda não estás inscrito em nenhuma atividade extracurricular, está na altura de pensares sobre isso. E esta é a razão primordial: hoje em dia, o mercado de trabalho é extremamente competitivo e teres uma licenciatura ou um mestrado já é algo que não te destaca aos olhos dos empregadores. Praticar um desporto de equipa, um estágio de verão ou participares nos projetos do teu núcleo de curso, ou associação de estudantes, pode ser o fator decisivo para te escolherem a ti. Mesmo que a atividade não esteja diretamente ligada à tua área de formação académica, consegues adquirir soft skills essenciais para a tua futura carreira profissional e este é um dos melhores conselhos para o primeiro ano de faculdade.

    5. Equilíbrio entre estudos e diversão

    O primeiro ano normalmente é aquele que queres aproveitar tudo! Mas vai com calma. Tem sempre em mente que o teu foco é nos estudos e que no final de contas precisas aproveitar ao máximo esse período. Aprende a equilibrar as festas com as demandas dos professores e reserva um tempo para outro tipo de lazer e descanso também.

    6. Aprender a estudar

    Estudar para exames e fazer pesquisas na faculdade é diferente de como fazias na escola. Nesta fase será exigido mais reflexão sobre o conteúdo. Cópias, plágios, pesquisas superficiais não serão aceites. É importante que deixes a preguiça de lado e te dediques à leitura. Um dos nossos conselhos para o primeiro ano de faculdade é descobrires o teu estilo de aprendizagem, o que ajudará a não perder o foco nos objetivos.

    7. Descobrir os teus interesses

    O primeiro ano sempre será pautado em matérias básicas e nem sempre conseguimos pensar que área e carreira seguir. Começa desde agora a organizar o teu currículo. Pensar sobre os teus interesses, procurar cursos complementares, trocar ideias com os professores fará com que construas um CV desde o primeiro ano. Isso fará com que obtenhas grande vantagem quando começares a procurar uma oportunidade de emprego.

    Esperamos que tenhas gostado destes 7 conselhos para o primeiro ano de faculdade.

    Se quiseres um conselho extra, confere as nossas opções de estadia para um semestre incrível!

    You don't have permission to register