
Cidade do Porto: 5 curiosidades impressionantes
O Porto é uma cidade rica em tradições, histórias, cultura e quem lá mora diz-se um “tripeiro” orgulhoso. Mas sabes de onde vem este nome pelo qual os portuenses ficaram conhecidos? Vamos dar-te a conhecer esta e outras curiosidades sobre a cidade do Porto.
- O centro histórico do Porto é considerado Património Mundial da Humanidade pela Unesco desde o ano de 1996. A paisagem sobre o Rio Douro e os inúmeros edifícios históricos foram alguns dos fatores que levaram à distinção.
- O São João não é o santo padroeiro da cidade do Porto. Embora o São João seja festejado efusivamente na cidade Invicta e isso possa levar a crer que é o Santo Padroeiro da cidade, a verdade é que esse lugar é de Nossa Senhora da Vandoma ou Nossa Senhora do Porto, celebrada a 11 de outubro.
- A 1ª vez que se tentou implementar a República em Portugal, isso aconteceu no Porto. A 31 de janeiro de 1891 ocorreu a 1ª tentativa de implementação da República na cidade Invicta, daí o nome da famosa rua 31 de janeiro.
- The Casa da Música foi considerada “uma das mais importantes salas de espetáculos construídas nos últimos 100 anos” pelo New York Times. Inaugurada em 2005, foi comparada a salas de espetáculo como o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, e o auditório da Orquestra Filarmónica de Berlim.
- De certeza que sabes que o povo portuense é conhecido por “tripeiro”. Mas sabes porquê? De acordo com o que reza a lenda, os habitantes da cidade do Porto deram toda a carne que tinham às embarcações que partiram do Porto para conquistar Ceuta, em 1415, ficando apenas com os restos, ou seja, as tripas. Assim, ficaram conhecidos como “tripeiros” e nasceu um dos pratos mais tradicionais da cidade, as “tripas à moda do Porto”.