
Diz adeus ao aborrecimento: 7 atividades para fazer em casa
Caminhamos a passos largos para um ano de pandemia e quem sabe ao certo quantos dias já passamos fechados em casa? Ao fim de algum tempo, até os mais criativos podem ficar sem ideias para aproveitar tanto tempo livre. Se já deste por ti a ter momentos de profunda nostalgia daqueles dias de infância em que chateavas os teus pais com a típica frase “Não tenho nada para fazer”, apresentamos-te 7 atividades para fazer na segurança de tua casa.
- Põe as tuas séries em dia
Admite lá, quer seja mental ou mesmo escrita no papel, também tens uma lista de todas as séries, filmes e documentários que queres ver. Seja porque os teus amigos não se calam sobre a série do momento, porque sentes que é teu dever enquanto cidadão ver os clássicos do cinema ou, pura e simplesmente, porque te parece uma excelente forma de passar o teu tempo, esta é a altura para preparares o sofá e te intrometeres no mundo imaginário de milhares de personagens.
- Torna-te um mestre da culinária
Se nunca foste grande ás na cozinha ou se sentes que ainda há muita margem para melhoria, aproveita estes dias fechado em casa para explorares o maravilhoso mundo da culinária. Quem sabe se um dia não atribuirão estrelas Michelin a chefs domésticos?
- Hora dos trabalhos manuais
Uma excelente maneira de despontares a tua criatividade e potenciares a tua concentração. Aventura-te neste mundo dos trabalhos manuais, mas não te preocupes: não estás a ser avaliado, isto não é nenhuma aula de Educação Visual e Artística! O teu limite é a tua própria imaginação e não te esqueças que mesmo essa tem asas.
- Clube de Leitura
Sabes aqueles livros que tinhas guardados a apanhar pó? Abre-os, lê-os e embebeda-te nas maravilhas da Língua Portuguesa (ou estrangeira). Cada livro é um mundo mágico, que acelera a passagem do tempo de um modo extraordinário.
- Meditação
Esta situação de contexto pandémico não é propriamente fácil de lidar para a maioria das pessoas e é verdadeiramente importante que cuides de ti e da tua saúde mental. Se sentes que tanto tempo fechado em casa se está a tornar avassalador e precisas de um escape, tira uns minutinhos do teu dia para meditares. Verás que só te trará benefícios.
- Limpezas de Páscoa prematuras
Está quase a chegar a Primavera e com ela o habitual “virar a casa do avesso”. Mesmo que as celebrações da Páscoa deste ano sejam ainda incertas, nada te impede de fazer uma limpeza e organização profundas ao espaço à tua volta. Põe as tuas gavetas em ordem, inspira-te com os princípios do feng shui e da Marie Kondo. “Destralha” o que te rodeia e, por acréscimo, o que vai dentro de ti.
- Mantém-te ativo
Já deves estar cansado de ouvir, mas voltamos-te a relembrar que, como já diziam os romanos: “Mens sana in corpore sano”. O que, num português mal traduzido, significa que deves fazer exercício físico dentro das quatro paredes de tua casa, para que estejas um passo mais perto da completa lucidez.